Carol Marim
Filósofa e bailarina contemporânea
Inicia sua experiência com a dança contemporânea paralelamente aos estudos em filosofia, e por alguns anos, mesmo que ambas caminhem de forma aparentemente independentes, suas fronteiras já se mostram frágeis desde o inicio. Em 2010, esse limite rompe-se e a costura e a brincadeira de criança e herança familiar possibilita a costura (integração) entre pensamento e movimento, surgindo assim o projeto Costuras do Real.
O tecido é o lugar dos afetos, material maleável, que podemos cortar, colar, desfazer; é transitório e sensÃvel à ação do tempo e por isso a superfÃcie perfeita para se compor conceitos. Costuras do Real revela a criação de um procedimento, a partir da costura de retalhos (anotações soltas, vÃdeos, fotografias, artigos lidos e escritos, conversas, poesias, performances, nomadismo) que foram sendo guardados e experimentados ao longo desses 15 anos de pesquisa. Assim, a partir de experimentações reais de pensamento e movimento, nos quais esta dicotomia entre pesquisa/criação é rompida propõe-se a criação de um vocabulário e repertório de práticas e modos de colaboração do pensar que não sejam mais apenas uma utilização tanto da filosofia e da dança como ilustração. A proposta é costurar paisagens relacionais entre arte, filosofia, música e dança (improvisação e buto), de modo a provocar a exploração de como: o pensamento trabalha; onde a criação começa; o que uma polÃtica e ética do movimento pode fazer; e como pensar, por meio do movimento, pode alterar o pensamento e a criação de conceitos, coreografias do cotidiano, figurinos e cenários afetivos.
Carol Marim participa dos grupos de dança Mergulho no corpo (1998 - 2004/Florianópolis), dirigido por Zila Muniz, e Cafe Reason Butoh Dance Theatre (2008-09/Oxford-UK). Entre 2009 e 2011 faz a formação de Bailarino Contemporânea na Escola Angel Vianna. Desde 2001 vem realizando diversas performances e participando de alguns festivais, tanto no Brasil, como em outros paÃses. As performances são normalmente realizadas em espaços públicos, contudo, em 2015, a convite da curadora Sonia Salcedo del Castilho, parte da série Vestindo Peles ocupou o pátio central do Centro Cultural da Caixa junto a exposição Asas a RaÃzes e juntamente com Alexandre da Costa e Xico Chaves (improvisando no piano) foi realizada a performance Costurando Pedras na escadaria principal deste histórico prédio no Largo da Carioca. Atualmente faz pós-doutorado em Filosofia na UFSC e esta escrevendo um livro sobre a natureza das emoções nas teorias da contemporaneidade.
Performance e dança
* Instalação Urdidura e performance Costurando Pedras. Participação especial na exposição Asas a RaÃzes, Caixa Cultural (Rio de Janeiro, 2015)
* Exu , performance no evento Atelie Performance - Centro de Artes UERJ (Rio de Janeiro, 2014)
* Exu - performance e debate no LabUni - Festival Panorama de Dança no Oi Futuro/RJ (Rio de Janeiro, 2014)
* Costurando Pedras, Video e instalação no I Simposio Internacional de Filosofia Pop, Unirio/RJ (Rio de Janeiro, 2014)
* Vestindo Peles, Mercearia Taylor Atelie (Rio de Janeiro, 2013)
* Intervalo, Performar a Loucura - Instituto Nise da Silveira (Rio de Janeiro, 2013)
* Pele sem corpo. com Fernando Codeco, Unirio (Rio de Janeiro, 2013)
* O fio de Ariadne, performance desenvolvida no Hotel e Spa da Loucura - Institute Nise da Silveira; participação no curta Stultifera Navis de Dudu Mafra Lino (Rio de Janeiro, 2013-2014)
* InVersos, ensaio fotografico de Silva Jardim, na Fabrica Bhering, com Emeline Abib, Patricia Azevedo, Conceição Carlos e Leandro Rebello (Rio de Janeiro, 2013)
* Vestindo Peles, Performance e exibição no Belas Artes (Rio de Janeiro, 2012)
* O que está preso no anzol? com Emeline Abib e direção de Frederico Paredes, Mostra Angel Vianna (Rio de Janeiro, 2011)
* Compondo a Urdidura, Mostra Angel Vianna (Rio de Janeiro, 2010)
* Real Time Composition, performance residência com João Fiadeiro, Bienal de Dança do Ceará (Fortaleza, 2010)
* Metabolé, Centro Coreográfico (Rio de Janeiro, 2009)
* Inspiration, com Ana Barbou, Flavia Coube, Paola Esposito, Jeannie Donald-McKim, Ayala Kingsley, Fabrizia Verrecchia, Paul Mackilligin, Francesca Bregoli. Música: Malcolm Atkins (Oxford/UK, 2008)
* Performance em vÃdeo instalação de Afroditi Aparti, com Paola Esposito - Café Factory (Oxford/UK, 2009)
* Filme experimental de Butoh Café Reason, Butoh Café Reason members. Rousham Garden (Oxford/UK, 2009)
* Winter Light, Jam Factory Gallery, com o grupo Butoh Café Reason (Oxford/UK, 2008-2009)
* Les Sisyphes X 15, performance com Julie Noche, Gabrielle Mallet e participantes da residencia Festival Panorama de Dança - Espaco Tom Jobim (Rio de Janeiro, 2006)
* Açúcar e Sal: pesos e medidas, com Bianca Sciliar, Centro de Artes UDESC (Florianopolis, 2004)
* Sem TÃtulo e Paisagem - Mergulho no Corpo, direção: Zila Muniz, com Ana Alonso, Flavia Coube, Claudia Barreto, Fernando Blauth. Centro Integrado de Cultura (Florianopolis, 2001)
Filosofia
* "Aquilo que somos feitos: um corpo de emoções." Capitulo do livro Filosofia: Machismos e Feminismos. Org. Maria de Lourdes Borges e Marcia Tiburi. Editora da UFSC, 2014.
* Participa do 3rd Annual Conference of the Royal Musical Association Music and Philosophy Study
Group at King College, London/UK, 2013.
* Atualmente desenvolve o projeto: "Costuras do Real" junto ao PopLab (Unirio/RJ), grupo de estudos em filosofia e artes.
*Caso tenha interesse em conhecer mais sobre a pesquisa estritamente filosófica acesse currÃculo completo no site: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761532P6